segunda-feira, 13 de abril de 2020

ARTE EM CASA #27 - Robot de cartão - Crianças

Material necesário: 
 - Cartão;
 - Tesoura;
 - Caneta;
 - Régua (opcional);
 - Cola;
 - Tinta acrílica (ocpional).

1 - O exercício de hoje é muito diferente dos anteriores. É um desafio maior que a amioria dos anteriores, vão precisar de muita paciência e talvez alguma ajuda de um adulto, mas temos a certeza que de certeza irão conseguir fazer o vosso Robot de cartão ultra-personalizado!
O primeiro passo é fundamental. Vamos delinear as diferentes partes do corpo. Precisamos de um pedaço de cartão relativamente grande. Convém que o cartão não seja muito e espesso pois iremos recortá-lo com uma tesoura mas é também importante que não seja demasiado fino pois pode não aguentar quando estiver montado. Assim, o idela é que seja de uma espessura intermédia, o ideal é que seja parecido com o tipo de cartão utilizado nas embalagens de eletrodomésticos que os vossos pais terão de certeza gardados. 
Mas voltando um pouco atrás, vamos então desenhar nesse cartão as diferentes partes do corpo. As imagens que se seguem mostram aquilo que se pretende. 




2 - Como podem ver, precisamos de quatro desenhos/ esquemas para as diferentes partes: um paralelepípedo para as pernas, basta um pois iremos depois com caneta fazer a divisão entre as duas pernas; dois outros paralalepípedos, mais pequenos, para os dois braços; um paralelepípedo para o corpo, este maior que os anteriores; um cubo para a cabeça. Depois de recortados estes esquemas, vamos ficar com estas peças. Com as imagens irão entender melhor o pretendido. 


Cabeça



Corpo




Braços




Pernas

3 - Está na hora de montar as peças. Vamos seguir os traços que desenhamos com canetas e fazer as dobras a partir deles. Depois, com cola, liquida de preferência, vamos colar essas mesmas dobras. Aqui é importante ter a ajuda de um adulto pois pode ser um passo mais complicado. Mas quando estiverem todas concluídas, ficaremos com os seguintes sólidos. 





4 - Vamos agora encaixar as diferentes partes do robot e construí-lo! De novo com cola líquida, vamos unir as diferentes partes, cabeça colada no cimo do corpo, braços nas laterais e a peça das pernas debaixo do corpo. Mais uma vez, se precisarem, peçam ajuda a um adulto! A ideia é que o corpo do nosso amigo fique da forma que a imagem seguinte apresenta. 





5 - Vamos aos retoques finais. Nós nesta fase optamos por ustilizar só caneta. Demos olhos, alguns butões, dividimos os braços e as pernas e adicionamos alguns detalhes extra. Não pintamos mas se se sentirem inspirados podem fazê-lo com acrílicos. Se asim for, aconselhamos a primeiro pintarem e só no final, quando secar, adicionarem os detalhes a caneta. O nosso robot de cartão ficou assim.



Nota final: 
O nosso robot está finalizado! Pode parecer difícil mas se seguirem com muito cuidado os passos verão que também terão o vosso! E não tenham medo em pedir ajuda ou tirar dúvidas connosco! Podem também pintar algumas partes com tinta acrílica como dissemos anteriormente! Bom trabalho a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...