terça-feira, 21 de abril de 2020

ARTE EM CASA #34 - Natureza Morta II - Adultos

Material necesário:
 - Folha branca ou tela;
 - Tinta acrílica ou guache;
 - Pincéis.

Cores necesárias:
 - Branco;
 - Amarelo ocre;
 - Vermelho;
 - Azul;
 - Castanho;
 - Negro.

1 - Neste exercício de pintura, de natureza morta, podemos optar entre tinta acrílica ou guache. Começamos por traçar com tinta diluída, ocre neste caso, ou uma outra cor mais suave, as linhas gerais da pintura. As uvas, a pêra e o recipiente. Convém mesmo que a tinta esteja diluída pois será mais fácil de adicionar as camadas superiores.




 2 - Agora vamos pintar uma primeira camada base, bem diluída. Vamos usar uma cor base para cada um dos elementos, ocre para a base, verde para a pêra, rosa ou lilás para as uvas, azul para o recipiente.



3 - No terceira passo está na altura de adicionar contrastes de luz e sombra. Agora a tinta deve estar mais texturada. A origem da luz é na zona direita portanto as sombras da base serão orientadas para a esquerda. 




4 - Está de altura de começar a compor os detalhes finais da pintura. Zonas de luz bem marcadas, zonas intermédias com tinta mais consistente e dar realçe às sombras.



5 - Finalmente, neste último passo, como em exercícios anteriores, o resultado final ficará ao critério de cada um. Poderão deixar a pintura mais solta, com acabamentos mais soltos, como a nossa, ou detalhar com maior cuidado, resultando numa pintura mais clássica. Boa sorte a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...