domingo, 12 de abril de 2020

ARTE EM CASA #26 - Paisagem - Adultos

Material necessário:
 - Folha ou tela;
 - Tinta acrílica ou guache;
 - Uma fotografia de uma paisagem (ou mesmo uma impressão da deste exercício)

1 - Hoje vamos trilhar os pasos para construir uma paisagem. A ideia é que os possam aplicar não só a esta imagem em concreto mas também a outras que sejam de forma idêntica uma tradicional imagem de uma paisagem.
O primeiro passo é simples e idêntico ao de exercícios antriores de desenho e pintura. Com uma tinta de cor clara, uma amrelo ocre por exemplo, traçamos os contornos das formas gerais. A ideia é simplicar ao máximo a imagem original reduzindo-a a forma e traços geométricos.




2 - Depois, continuando com a tinta bem diluída, vamos dar uma cor base à pintura. Não vamos ainda entrar em em detalhes de sombra e luz, é tão somente uma base muito inicial.



3 - Está na altura de acrescentarmos mais camadas, mais detalhadas. Agora, utilizando tinta menos diluída, vamos dar volume aos vários elementos da paisagem com foco nas transições entre luz e sombra. A ideia é marcarmos essas diferenças para nos prepararmos para o último passo.




4 - Vamos finalmente acrescentar as últimas camadas e consequentemente os detahes finais. Ervas, troncos, algumas pedras, focos de luz. Claro que podem aqui continuar a adicionar cada vez maor detalhe ou deixar a pintura mais expressiva e solta. Esse passo ficará ao vosso critério. Neste caso nós optamos por deixá-la mais solta. Fiquem à vontade para decidir o que preferem, e já sabem, apliquem estes passos em qualquer imagem de uma paisagem.
Bom trabalho a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...