quarta-feira, 29 de abril de 2020

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:
 - Régua;
 - Caneta;
 - Lápis.

Introdução teórica:
 - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pintura e no desenho, os "pontos de fuga". A ideia é que o ponto de fuga dê profundidade ao desenho e logo o torne mais realista. Foi na altura do Renascimento que este conceito começou a ser utilizado na pintura tendo sido um dos elementos que mais contribuiu para a enorme revolução que a pintura sofreu a partir dessa altura. Ora vejam as duas imagens seguintes para perseberam como funcionam os pontos de fuga:


Figura 1: Um objecto com dois pontos de fuga

Figura B: Uma paisagem com um ponto de fuga

Como puderam perceber, as retas que dão perspetiva à imagem acabam por se unir, ou cruzar, quando estas se prolongam, no chamado ponto de fuga, o ponto para onde o nosso foco de visão parte. 
Parece complicado, e na verdade até o é. Por isso, e para já, não iremos aprofundar mais esta questão. Vamos passar ao exercício:

Exercícios:


A - Vamos desenhar, com ajuda de uma régua e uma caneta, as linhas retas para onde se prolonga a perspetiva desta imagem encontrado o ponto de fuga que as intersetam. Podem imprimir esta imagem ou desenhar numa folha à parte. 


B - Vamos desenhar os dois pontos de fuga desta imagem. Só terão de traçar as retas a partir das linhas da figura e terão os vossos pontos de fuga. 


C - Nesta imagem a ideia é a mesma. Traçar as retas que acompanham a perspetiva da imagem e quando elas se cruazam terão o vosso ponto de fuga só que neste caso vamos fazê-lo não sobre a figua mas no quadrado de baixo, em branco! Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...