sexta-feira, 3 de abril de 2020

ARTE EM CASA #18 - Luz e Sombra I - Adultos

Material necessário:
 - Folha branca;
 - Lápis ou caneta.

No exercício de hoje vamos abordar a temática da luz e da sombra no desenho/ pintura, enfatizando a importância da orientação da luz e dos efeitos consequentes em objectos esféricos.
Começamos por, em primeio lugar, atentar na seguinte imagem:


Basicamente podemos perceber que a sombra na esfera, consequência da luz que nela incide, tem algumas noances que devemos ter em consideração. Vamos perceber os termos de cima para baixo:

 - Brilho: a zona mais luminosa do objecto.
 - Meio tom: um tom que acaba por ser de transição. Neste caso, sendo a esfera azul, falamos de um tom azul claro.
 - Sombra: a zona mais escura do objecto. No entanto, tenham em consideração que não se estende até ao limite do objecto.
 - Luz refletida: Este termo é muito importante e por vezes esquecido aquando da pintura ou desenho de objectos esférios. Falamos da luz refletida, idêntica a nivel de tonalidade com o meio tom, e essencial para dar forma ao objecto.
 - Sombra projecta: esta é simples, trata-se da sombra que o objecto provoca na superficie onde está acente.

Percebida esta introdução teórica, vamos ao exercício.


É muito simples, e não vamos complicar ainda. Tenham em consideração APENAS a sombra mais escura e a direção da luz, esqueçam para já o meio tom, a luz refletida e a sombra projectada. O pretendido é que preencham nas três esferas (A, B, C) a sombra correspondente à direção da luz que está representada por uma lâmpada e pleos respetivos raios, a traçejado. Podem imprimir esta folha ou desenhar os vossos círculos e depois com caneta ou lápis basta preencher essa mesma sombra. Repitam quantas vezes queiram.
Boa sorte e em trabalhos futuros falaremos com maior profundidade destas particularidades da modelação luz/ sombra nos objectos! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...