quinta-feira, 9 de abril de 2020

ARTE EM CASA #24 - Cor - Aula teórica

 Aula teórica

Na aula de hoje, teórica, vamos abordar a cor bem como uma das componentes da sua aplicação na pintura.
Vamos, em primeiro lugar, atentar à seguinte imagem:



A figura representa o circulo das cores, com as cores quentes do lado esquerdo, e as cores frias, do lado direito. É importante também ter em atenção as três cores básicas, conhecidas como primárias, o magente, o azul e o amarelo, a partir das quais é possível obter todo e qualquer tom, tudo depende das quantidades de cada uma nas diversas misturas.
Temos também as cores secundárias, sendo estas obtidas através da mistura das cores primárias. Finalmente temos as cores terciáras, obtidas a partir das cores secundárias.
Vamos agora atentar na segunda imagem.



Aqui temos dois pontos importantes a ter em conta na aplicação da tinta, da cor, através da pintura. A diferença entre transparência e opacidade dentro de uma mesma cor, diferenciada através da qualtdade de médium utilizado (água no acrílico/ guache/ aguarela e médio no óleo).
Depois é importante considerar o termo degradê, que nada mais é que uma transição de uma cor para outra, seja de um tom claro para escuro, frio para quente, primario para secundário, pode ser qualquer par de cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...