terça-feira, 17 de março de 2020

ARTE EM CASA - #1 Macaco - Crianças


Material que vais precisar:
 - Uma folha branca
 - Lápis
 - Caneta
 - Imaginação

1 - Começa por fazer dois círculos a lápis. Um para a cabeça, mais pequeno, outro para a barriga peluda, maior. É importante que não carregues muito com o lápis, faz estes círculos bem levezinhos para depois mais à frente serem fáceis de se apagar.

2 - Vamos agora para o segundo passo, vais ver que é bem fácil desenhar este macaco reguila. Continua a usar o lápis, bem levezinho de novo. Desenho quatro formas circulares, mas alongadas. Duas mais compridas, para os braços, e duas mais curtas, mas um pouco mais volumosas, para as pernas. A imagem ajuda a perceber melhor como fazer este segundo passo.
3 - Continua com o lápis levezinho, sem carregar muito, neste terceiro passo. Está na hora de adicionar as orelhas, os dedos e parte de dentro da cabeça do macaco. Desenha cinco formas alongadas na ponta das duas pernas e braços, duas formas circulares, uma de cada lado da cabeça, para as orelhas. Este macaco tem as orelhas bem grandes portanto não te preocupes em fazê-las bem volumosas. Por fim desenha a forma interior da cabeça, onde mais tarde vão estar os olhos, o nariz e a boca. Olha para a imagem para te ajudar.
4 - Já está quase! Agora podes usar um lápis um pouco mais carregado, e neste passo, podes até pedir ajuda a alguém mais velho, não tem mal nenhum, o macaco gosta de companhia de muita gente! Desenha detalhaes da barriga, une os dedos e faz as divisões entre o pelo e as mãos, e finalmente, desenha os pormenores da cabeça, nariz, olhos, boca e orelhas.
5 - O último passo! Para que fique mesmo jeitoso, pega numa caneta e passa por cima das linhas prinicpais do macaco. Lembras-te daquelas formas iniciais que te ajudaram no desenho? Essas são para apagar, não passes com a caneta por cima! Tem de ficar um macaco mesmo janota!
E aí está ele! Prontinho a tagarelar e fazer malandrices. Podes até dar asas à tua imaginação e em vez da barriga vesti-lo com uma roupa que mais gostes. Vou mostrar-te alguns exemplos de macacos que por terem frio, ou serem amantes da moda, decdiram comprar uma ropinha! Acima de tudo, diverte-te a fazer o teu macaco!



2 comentários:

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...