sábado, 28 de março de 2020

ARTE EM CASA #13 - Ouriço - Crianças


Material:
  • Folha de papel cavalinho
  • Pincel
  • Tinta guache 
  • Água 
  • Marcador preto 
  • Garfo

 
1 - Primeiro temos de fazer o desenho do ouriço cacheiro! Por isso começa por desenhar uma forma oval para o corpo, podes faze-la grande para preencher a folha. Depois faz uma forma de gota para a cabeça como vês na imagem e mais dois círculos achatados para as patas. 
2 - A seguir faz dois círculos para a orelha e o nariz e depois um triângulo bem fininho para a cauda. 


 
3 - Agora que o esquema está feito podes marcar melhor os contornos do ouriço (se quiseres usa um lápis de cor preto). Desenha também o olho e a boca. 
4 - Depois de marcares os contornos podes apagar as linhas que ficaram a mais, do esquema anterior. Chegou a altura de pintar! 


  
5 - Para fazeres a cor da pele do ouriço basta misturares vermelho/ magenta com amarelo e branco. Faz uma tinta bem aguada para pintares quase como se fosse aguarela. Pinta levemente o ouriço e deixa secar. 


   
6 - Chegou a parte divertida! Primeiro prepara a tinta castanha e depois mergulha o garfo na tinta e usa-o como um carimbo para fazeres os picos do ouriço cacheiro. É mais fácil pintar o garfo com o pincel se não conseguires marcar bem a tinta. Pinta também o nariz da mesma cor.  

 
7 - Com o marcador desenha os contornos. Não te esqueças dos dedos, dos olhos, das orelhas e dos bigodes. 

 
8 - Se achares que o nosso amigo ainda precisa de uma demão pega no pincel (se tiveres um espatulado melhor) e pinta o dorso dele com movimentos rápidos e curtos. Assim fica mais peludo. :) 
Não te esqueças de partilhar connosco os teus desenhos e pinturas! 
Ana Xavier 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...