- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Um objecto à escolha.
1 - Neste exercício vamos desenhar um obejcto real, o chamado "Desenho à vista", um passo muito importante na aprendizagem artística e uma das melhores formas de exercitar a técnica do desenho e da pintura. Começamos por escolher um objecto, convém, se estiverem a dar os primeiros passos, que se algo simples como um copo ou uma chávena de café, como foi o nosso caso. Começamos, com o traço a lápis bem leve, por delinear as formas principais do objecto. Tenham em conta a perspetiva do mesmo, convém colocarem-no numa posição com a qual se sintam confortáveis.
2 - Depois vamos delinear com o traçao mais carregado as formas tentando já delinear a forma exterior final. Se tiverem escolhido um objecto com maior detalhe, um padrão por exemplo, deixem essa parte para o terceiro passo.
3 - Neste terceiro e último passo palicamos as zona de sombra e os detalhes. Aqui poderão fazer algo mais clássico e detalhado ou mais expressivo, tudo depende do vosso gosto, o importante é fazerem de forma repetida este processo e exercício pois é extremamente importante no treino do desenho.
Nota fnal: Deixamos ainda um segundo exemplo, neste caso um tambor, que tem mais algum detalhe comparativamente com a chávena de café. O processo é idêntico e aplica-se sempre nestes primeiros desenhos à vista, delinear a lápis pouco carregado as formas prncipais, traçar com lápis mais carregado a forma exterior e depois acrescentar os detalhes das zonas de sombras e padrões. Boa sorte!