sábado, 22 de junho de 2019

Vídeos de pintura de flores


Técnica húmido sobre húmido
Pintura de flores



Esta técnica é ideal para explorar a espontaneidade da aguarela e experimentar novos efeitos. 
O papel é previamente humedecido e só depois é aplicada a tinta. Neste caso o artista vai aplicando a água e a tinta gradualmente, criando simultaneamente zonas mais e menos definidas das flores.





Neste caso o artista prefere dar textura às flores com pinceladas espontâneas e livres. Os riscos provocados pelo pincel dão forma e delicadeza às flores.







Neste exemplo o artista pintou a folha livremente com diferentes tons, para depois extrair a cor com um papel seco e dar forma a pequenas margaridas. Esta técnica é ideal para pintar flores brancas, já que na aguarela o branco nunca se pinta, apenas se conserva a cor do papel.




quinta-feira, 13 de junho de 2019



Aguarela: Aula 6 
Exercício 2 - Peças de Fruta 



1 - Fazer um esboço leve das peças e pintar as zonas brancas com a máscara líquida.
Pintar uma leve camada com os tons base.



2 - Preparar os tons mais claros e mais escuros de ambos os frutos na paleta  e aplica-los gradualmente, deixando as cores fundir-se de forma natural. Conservar zonas mais claras onde necessário, diluindo a cor com mais água.



3 - Intensificar os contrastes aplicando os tons de sombra.



4 - Retirar a máscara onde for preciso suavizar o brilho. Com um pincel limpo e húmido, esfregar levemente as zonas conservadas pela máscara.



5 - Dar os últimos retoques ou texturas. As gotas são feitas mesmo no final da pintura: antes de tirar a máscara por completo, aplicar a sombra das gotas, dando-lhes forma. Clarear o centro das mesmas, com um pincel limpo e húmido. Retirar por fim a máscara na totalidade.


sábado, 8 de junho de 2019




Mi Tienda de Arte é uma loja espanhola online muito completa e com óptimos preços. As encomendas são rápidas e o serviço bom. Por vezes chega a ter descontos, é de aproveitar! 
Aqui está o link: https://mitiendadearte.com/

ARTE EM CASA #36 - Pontos de Fuga - Adultos

Material necessário:  - Régua;  - Caneta;  - Lápis. Introdução teórica:  - Hoje vamos abordar um conceito muito importante na pint...